Ligue agora gratuitamente 0800 765-8361

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!

Como falar com alguém que tem perda auditiva?

Com a perda auditiva, o indivíduo pode não só entender uma conversa, como também não perceber se alguém o chamou para uma conversa.

Antes de tudo, a primeira coisa é chamar a atenção do interlocutor com um leve toque ou um sinal quase imperceptível e depois esperar que o interlocutor olhe, antes de começar a falar. Se houver mais de uma pessoa, é fundamental respeitar os turnos entre os interlocutores e indicar quem vai intervir. Esta é a primeira coisa a considerar ao conversar com pessoas com perda auditiva: é muito importante falar claro e devagar, mas sem gritar. Também é aconselhável garantir que haja boa luz ao falar com essas pessoas e falar com elas de frente.

Não é apropriado exagerar a fala, nem distorcer os movimentos dos lábios. Em vez de ajudar, você dificultará a compreensão sobre o que você está dizendo. Tente manter o ruído de fundo silencioso, especialmente na escola e no trabalho. Ambientes ruidosos são os maiores inimigos das pessoas com deficiência auditiva, mesmo aquelas que usam aparelhos auditivos. Em razão dessa dificuldade, o compromisso da ReSound em desenvolver aparelhos auditivos, como o ReSound One, para ajudar as pessoas a superar essa dificuldade.

Repita a mensagem caso o seu interlocutor não a tenha compreendido utilizando outras palavras, seja mais fáceis de compreender, ou apoiadas por gestos naturais, palavras escritas ou mesmo desenhos.

Incentive as pessoas com perda auditiva ou com sintomas de perda auditiva a visitar uma clínica especializada para um exame auditivo. Incentive as pessoas com perda auditiva a tratá-la com o médico otorrinolaringologista e fonoaudiólogo especialista em aparelhos auditivo.

Tem sido demonstrado que a perda auditiva está diretamente relacionada ao comprometimento cognitivo: ensine as crianças a não ficarem sem ouvir, por exemplo, dizendo ao professor que o aparelho auditivo não está funcionando corretamente ou pedindo às pessoas que repitam o que dizem se não conseguirem ouvi-las corretamente. Peça-lhes que não escondam a perda auditiva e lembre-se de que, com os devidos cuidados e apoio, as pessoas com perda auditiva podem levar uma vida completamente normal, por isso devem ser incluídas em todas as atividades.


Centros Auditivos no
Brasil, encontre o mais próximo de você.

A solução auditiva completa para perdas auditivas
severas à profundas está aqui. Aproveite todos os
sons de forma clara, confortável e de alta qualidade,
de um jeito confiável e sem incômodos.

Ver centros auditivos