Ligue agora gratuitamente 0800 765-8361

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!

Possíveis causas do zumbido

O zumbido, também conhecido como tinnitus, é uma condição em que uma pessoa percebe um som constante nos ouvidos ou na cabeça e pode ter várias causas.

O zumbido, também conhecido como tinnitus, é uma condição em que uma pessoa percebe um som constante nos ouvidos ou na cabeça, na ausência de qualquer estímulo sonoro externo. O zumbido pode ter várias causas, e algumas delas incluem:

1. Exposição a ruídos altos: A exposição prolongada a ruídos intensos, como música alta, ambientes de trabalho barulhentos, explosões ou o uso frequente de fones de ouvido em volume alto, pode causar danos às células ciliadas do ouvido interno, levando ao zumbido.

2. Perda auditiva relacionada à idade: A perda auditiva relacionada à idade, conhecida como presbiacusia, é comum à medida que envelhecemos. Essa perda auditiva pode causar o zumbido como um sintoma adicional.

3. Lesões no ouvido ou cabeça: Traumas ou lesões no ouvido ou na cabeça, como concussões, fraturas cranianas ou lesões no pescoço, podem desencadear o zumbido.

4. Acúmulo de cera no ouvido: O acúmulo excessivo de cera no canal auditivo pode causar bloqueio e pressão nos ouvidos, o que pode levar ao zumbido.

5. Infecções no ouvido: Infecções no ouvido, como otite média ou otite externa, podem desencadear o zumbido como um sintoma temporário.

6. Problemas na articulação temporomandibular (ATM): Distúrbios na articulação temporomandibular, que liga a mandíbula ao crânio, podem causar zumbido em algumas pessoas.

7. Doenças cardiovasculares: Certas doenças cardiovasculares, como hipertensão arterial, doenças do coração ou fluxo sanguíneo anormal, podem contribuir para o zumbido.

8. Medicamentos: Alguns medicamentos, como antibióticos, anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), antidepressivos, diuréticos e quimioterápicos, podem desencadear o zumbido como efeito colateral.

9. Estresse e ansiedade: O estresse crônico e a ansiedade podem agravar o zumbido ou torná-lo mais perceptível.

É importante destacar que o zumbido pode ter causas multifatoriais e, em alguns casos, a causa exata pode não ser identificada. Se você estiver enfrentando zumbido, é recomendável consultar um médico ou um especialista em saúde auditiva para um diagnóstico adequado e orientações sobre o tratamento mais adequado para o seu caso específico.


Centros Auditivos no
Brasil, encontre o mais próximo de você.

A solução auditiva completa para perdas auditivas
severas à profundas está aqui. Aproveite todos os
sons de forma clara, confortável e de alta qualidade,
de um jeito confiável e sem incômodos.

Ver centros auditivos