Ligue agora gratuitamente 0800 765-8361

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!

Deficiente Auditivo pode dirigir?

Quem tem deficiência auditiva pode obter uma carteira de motorista e dirigir, desde que atenda aos requisitos e regulamentações estabelecidas pelo governo do seu país.

SIM, PODE DIRIGIR.

 Quem tem deficiência auditiva pode obter uma carteira de motorista e dirigir, desde que atenda aos requisitos e regulamentações estabelecidas pelo governo do seu país. No entanto, é importante considerarmos:

  1. Gravidade da perda auditiva: A capacidade de dirigir com segurança depende também da boa audição ou gravidade da perda auditiva. Sabemos que quanto maior a perda auditiva, maior privação dos estímulos sonoros ao seu redor a pessoa tem. Por isso é importante realizarmos o exame de audiometria, e em caso de identificação de uma perda auditiva, trabalharmos junto com o médico otorrinolaringologista qual a melhor opção de tratamento. Pense na sua segurança como condutor, na segurança dos passageiros e pedestres, e cuide da sua saúde auditiva.
  2. Uso de aparelhos auditivos: O uso de aparelhos auditivos auxiliará na atenção do motorista aos ruídos do trânsito como a buzina por exemplo. É obrigatório sinalizar ao detran sobre o uso dos aparelhos auditivos.
  3.  Comunicação: considerando a necessidade de se comunicar com as pessoas no trânsito, como oficiais de trânsito, instrutores de direção ou mesmo com outros condutores, é extremamente importante estar atento com os primeiros sinais de perda auditiva, como pedir para repetir várias vezes, volume da televisão alto, dificuldade para entender as pessoas. Uma perda auditiva não tratada trará impacto negativo na sua qualidade de vida e interação com as pessoas.
  4. Requisitos legais: O deficiente auditivo que deseja obter a CNH, deve antes de iniciar a autoescola, fazer exames psicotécnicos e médicos específicos em clínicas autorizadas pelo Detran, para assim atestar a capacidade de dirigir com ou sem o auxílio de Aparelho de Amplificação Sonora (AASI) ou Implantes Cocleares (IC).

Seja um motorista consciente, siga as regras de trânsito com segurança, responsabilidade, atenção e cuidados necessários.


Centros Auditivos no
Brasil, encontre o mais próximo de você.

A solução auditiva completa para perdas auditivas
severas à profundas está aqui. Aproveite todos os
sons de forma clara, confortável e de alta qualidade,
de um jeito confiável e sem incômodos.

Ver centros auditivos