Ligue agora gratuitamente 0800 765-8361

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!

O que é Hipoacusia?

Também conhecida como hipossensibilidade auditiva, o termo refere à diminuição ou perda total da capacidade auditiva.

A hipoacusia, também conhecida como hipossensibilidade auditiva, é um termo médico que se refere à diminuição ou perda total da capacidade auditiva.

A hipoacusia pode ser classificada em diferentes graus, com base na sua gravidade:

  1. Hipoacusia leve: A pessoa tem dificuldade em ouvir sons suaves, como sussurros, mas consegue ouvir sons de intensidade moderada e alta sem muitos problemas.
  2. Hipoacusia moderada: A pessoa pode apresentar dificuldades em ouvir sons moderados, como conversas normais, cantos de pássaros e sons do ambiente, podem precisar de amplificação sonora, como aparelhos auditivos, para melhorar sua audição.
  3. Hipoacusia grave: Nesse grau, a perda auditiva é significativa, e a pessoa pode ter dificuldade em ouvir até mesmo sons altos, como carros buzinando, gritos e alarmes. Compreender a fala se torna particularmente desafiador, mesmo com a amplificação sonora.
  4. Hipoacusia profunda: A pessoa tem pouca ou nenhuma capacidade de ouvir sons. A comunicação verbal é extremamente difícil ou até mesmo impossível sem o uso de dispositivos médicos, como implantes cocleares.

A hipoacusia pode ser causada por várias razões, incluindo fatores genéticos, lesões no ouvido, exposição a ruídos intensos, infecções do ouvido, efeitos do envelhecimento (presbiacusia), entre outros. Ela pode ser temporária ou permanente, dependendo da causa subjacente.

O tratamento da hipoacusia depende da sua causa e gravidade. Em casos leves a moderados, o uso de aparelhos auditivos pode ser suficiente para melhorar a audição. Em casos mais graves ou profundos, podem ser necessários implantes cocleares ou outras intervenções médicas.

É importante que qualquer pessoa que suspeite de hipoacusia ou que experencie uma diminuição considerável na audição procure um profissional de saúde auditiva, como um otorrinolaringologista ou um fonoaudiólogo, para avaliação e diagnóstico adequados. O diagnóstico precoce e o tratamento apropriado podem ajudar a minimizar os impactos da hipoacusia na qualidade de vida e na comunicação.


Centros Auditivos no
Brasil, encontre o mais próximo de você.

A solução auditiva completa para perdas auditivas
severas à profundas está aqui. Aproveite todos os
sons de forma clara, confortável e de alta qualidade,
de um jeito confiável e sem incômodos.

Ver centros auditivos