
Atualmente, temos, sem dúvida, os melhores e mais avançados aparelhos auditivos que o mundo já viu. Seu desenvolvimento se baseia solidamente em pesquisas anteriores, assim como os aparelhos auditivos do futuro serão baseados no conhecimento que temos hoje. Em 2020, a GN Hearing foi a primeira no mundo a lançar um aparelho auditivo com o microfone localizado no canal auditivo – um avanço internacional inegável.
Brian Dam Pedersen não tem dúvidas: o ReSound ONE, lançado pela GN Hearing em 2020, é o produto mais complexo já produzido no mercado internacional de aparelhos auditivos.
- Nos últimos cinco ou seis anos, a GN Hearing lançou diversos produtos que elevaram a qualidade audiológica de seus aparelhos. Foi um salto enorme em comparação com o nosso ponto de partida. É um longo período de pesquisa que agora começa a dar frutos, afirma Brian Dam Pedersen, Diretor de Tecnologia da GN Hearing.
Ele não esconde a satisfação que ele e o que estima serem cerca de 400 a 500 pessoas envolvidas no desenvolvimento ao longo dos últimos anos têm com o sucesso do produto.
- É como correr uma maratona: você nunca mais precisa fazer isso. Mas aí você começa a próxima, de qualquer forma, diz ele, explicando que já estão trabalhando no próximo aparelho auditivo, embora ainda não possa revelar muitos detalhes. Ele se orgulha de fazer parte da criação de uma tecnologia completamente nova:
- É sempre divertido ser o primeiro em algo. É desafiador de uma maneira diferente, porque você não tem uma lista de verificação para seguir. Se você é o segundo em algo, sabe que é possível desenvolver um determinado produto. Quando você é o primeiro, não há para onde olhar – nada com que comparar – e ter certeza de que terá sucesso. Você precisa confiar que terá sucesso, e é por isso que é uma forma diferente de desenvolver do que fazer uma variante de algo que você já fez antes, diz ele, acrescentando que ninguém imaginaria, há 10 anos, que hoje estaríamos diante de um aparelho auditivo como o ReSound ONE.
Os desenvolvedores já tinham isso em sua lista de tarefas e vêm trabalhando nisso continuamente.
- As pessoas que trabalharam nisso acreditaram no projeto do começo ao fim. A tecnologia evoluiu e, nos últimos anos, tivemos a certeza de que conseguiríamos superar os desafios, e conseguimos — afirma Brian Dam Pedersen, que explica que o principal obstáculo era o som estridente do aparelho, devido à proximidade do microfone com o próprio aparelho auditivo.
Isso não é um problema nos novos aparelhos auditivos e, segundo Brian Dam Pedersen, os usuários relatam que o som é mais natural do que o que estavam acostumados.
Ele acompanhou a pesquisa iniciada há cerca de 10 anos até o momento atual, que culminou no ReSound ONE:
- A indústria, como um todo, trabalhou por muitos anos para manter a naturalidade e a espacialidade do som, mas somente agora conseguimos inserir um microfone no canal auditivo sem causar problemas técnicos. A orelha externa determina se você consegue ouvir as pequenas nuances: se alguém está sentado perto, se há carpete no chão, etc., diz Brian Dam Pedersen, e continua:
- Normalmente, o microfone é colocado atrás da orelha externa, mas aqui o colocamos dentro da orelha, tornando-o ao mesmo tempo muito pequeno e confortável de usar, o que proporciona uma experiência sonora completamente nova. É um avanço internacional.
Ele aponta outros detalhes técnicos que tornam o ReSound ONE um pouco mais agradável do que os dispositivos anteriores, e que as baterias recarregáveis, caso você as escolha – os aparelhos auditivos vêm com baterias recarregáveis e baterias comuns – têm uma vida útil mais estável do que antes.
Quando ele ocasionalmente clica no YouTube e vê o que as pessoas acham do novo aparelho auditivo, ele não consegue conter a alegria:
- Há muitos usuários que acham que ele funciona muito bem, e era isso que queríamos durante todo o processo. Isso mostra que realmente conseguimos o que desejávamos.
Algumas das principais conquistas da GN nos últimos 20 anos:
Em 2020, a GN estabeleceu parcerias com clínicas auditivas em todo o mundo e pode oferecer o ReSound Assist Live, que permite ao usuário ajustar seus aparelhos auditivos por meio de uma consulta em vídeo.
Em 2020, a GN lançou o ReSound ONE – um aparelho auditivo inovador que utiliza um design de “Microfone e Receptor no Ouvido” para se adaptar às necessidades de cada usuário.
Em 2017, foi lançado o ReSound LiNX 3D, que permite aos usuários ajustar seus aparelhos auditivos em casa, em colaboração com seu profissional de saúde auditiva.
Em 2014, foram lançados os primeiros aparelhos auditivos do mundo projetados para iPhone, possibilitando a transmissão de áudio estéreo diretamente de um iPhone, iPad ou iPod touch para o aparelho auditivo.
2010 Quebrando todas as regras: A consagrada tecnologia sem fio de 2,4 GHz é implementada com sucesso no aparelho auditivo ReSound Alera. Isso possibilita o estabelecimento de uma conexão direta entre o ReSound Alera e acessórios sem fio.
Em 2012, a tecnologia sem fio foi desenvolvida a um nível sem precedentes, utilizando comunicação dispositivo a dispositivo de 2,4 GHz e a inovadora tecnologia de Fusão Binaural. Isso permite que os aparelhos auditivos funcionem como um sistema integrado – algo nunca antes visto na indústria de aparelhos auditivos.
Em 2003, a GN lançou o ReSound Air, o primeiro aparelho auditivo de adaptação aberta, fácil de ajustar e com um design atraente.